A Escola de Escalada do Castelo

A Escola de Escalada do Castelo, projecto de parceria entre a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão e a empresa Incentivos Outdoor lda tem com o objectivo de criar e manter um espaço destinado á pratica da escalada e ao desenvolvimento da actividade turistica no sector do turismo activo e natureza na região de Vila Velha do Ródão.
Este espaço tem disponível actualmente 12 vias de escalada devidamente equipadas e está implementada na zona quartzitica do Castelo do rei Wamba em Vila Velha de Ródão.
Este é um local de eleição para a prática da modalidade pois associado a um clima temperado temos também uma paisagem natural fantástica onde predomina a zona classificada das Portas de Ródão local de nidificação da maior colónia de grifos em Portugal.
Características Técnicas das Vias
Muito dura "Quartzitos"
Tipo de Escalada
Tecnicamente a Escola de Escalada do Castelo tem 12 vias equipadas com plaquetas e top's tendo entre os 10 e 20 metros. Temos também 2 vias de escalada clássica onde se aconselha a utilização de friends pequenos até ao nº2. Estamos presente um conjunto de vias técnicas de placa com pequenos regletes.
Temos presente vias desde III + a 6B
Enquadramento de Vias
Orientação a Este pelo que aconselhamos escalar à tarde durante o Verão sendo possível a sua utilização durante todo o dia no resto do ano.
Acesso ao local
O acesso ao local é bastante fácil pois fica situado junto à estrada de acesso ao Castelo do Rei Wamba.
Para quem se desloca a Vila Velha de Ródão pela A23 deve seguir até a ponte sobre o Tejo e seguidamente tomar a estrada para o Castelo. O local está devidamente assinalado.
Utilização do Espaço
A utilização é gratuita e livre, aconselhamos contudo a informação prévia do Posto de Turismo devido ao agendamento de qualquer actividade bem como por questões de segurança. A utilização do espaço deve ser efectuada unicamente por pessoas com formação adequada ou enquadradas por técnicos credenciados.

1 comentário:

Anónimo disse...

O acesso e fruição das vias de escalada é livre e gratuito em igualdade de condições com os outros utilizadores no local, à semelhança das outras zonas de escalada?